Setembro


7: Espadelada de Linho - 6º Aniversário do Museu do Linho
A chama da tradição continua bem viva na freguesia de Marrancos, onde as técnicas ancestrais do cultivo e transformação do linho continuam a ser transmitidas de geração em geração. Um conhecimento que está também ao dispor de vilaverdenses e visitantes que podem ver e participar numa espadelada tradicional e conhecer o ciclo da planta do linho, desde a sementeira até aos belos panos brancos, no Museu do Linho, que celebra o 6º aniversário.


7 e 8: Fim-de-semana Gastronómico - Papas de Sarrabulho
O Restaurante do Alívio, em Soutelo, continua a integrar a Rota com um prato icónico da cozinha regional. As papas de sarrabulho e os rojões prometem fazer as delícias dos visitantes, ajudando-os a recuperar energias para continuarem a seguir uma programação vasta e diversificada.



13 e 14: Letra Harvest Fest`19
A colheita do lúpulo dá o mote para um fim de semana de experiências musicais, culturais e gastronómicas. A Letraria, em Vila Verde, recebe um conjunto diversificado de atividades, num fim de semana em que os participantes podem confecionar a sua própria cerveja artesanal, praticar desporto, assistir a espetáculos de música ao vivo e desfrutar de sessões de harmonização de cerveja artesanal com diferentes pratos.



14: Desfolhada de Milho
As canas de milho chegam ao largo da Igreja, em Parada de Gatim, onde já as esperam homens e mulheres, miúdos e graúdos, ávidos para recriar uma prática agrícola tradicional. As espigas são separadas das canas pela força dos braços e amontoadas em cestos ao ritmo das cantigas da música popular que ajudam a dar ânimo aos trabalhadores. No final, uma merenda farta para fortalecer o corpo e o espírito.



16 a 22: Semana da Gastronomia de Vila Verde
Um verdadeiro hino à riqueza gastronómica de Vila Verde, onde pontuam pratos como o pica-no-chão, as pataniscas, o cabrito assado no forno e o pudim abade de priscos, entre outros. Um menu de fazer crescer água na boca que vai deliciar vilaverdenses e visitantes no Restaurante Torres.



21: Festa do Caldo do Pote
Homens e mulheres trajam as vestes de antigamente. Potes de ferro colocados diretamente sobre o lume das fogueiras recebem os produtos frescos do campo colhidos da terra pelas mãos dos agricultores locais. Os caldos apresentam um sabor ímpar que atraia anualmente a Sabariz largos milhares de pessoas. A broa, as pataniscas, o bom vinho regional e a música popular compõem uma iniciativa emblemática.



21: Prova de Bicicleta ‘Subida ao Monte de Santa Engrácia, Missa e Bênção dos Ciclistas’ (18h00)
As belas paisagens que se vislumbram a partir do Monte de Santa Engrácia, em Gême, não deixam ninguém indiferente e, aliadas a um percurso desafiador, assumem-se como um excelente atrativo para os amantes das duas rodas. Este ano, há ainda missa e bênção dos ciclistas numa prova que começa a ganhar raízes na Rota.



27: Comemorações do Dia Mundial do Turismo
Os Paços do Concelho de Vila Verde acolhem, uma vez mais, as comemorações do Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa de âmbito turístico e cultural em que se evidenciam os predicados que fazem de Vila Verde um destino cada vez mais apetecível para todos os que visitam o nosso país e para o turismo interno.



27, 28 e 29: Festa de Santo Isidro
Em época de colheitas, manda a tradição minhota que se agradeça aos céus pelos frutos da terra. Para honrar o padroeiro dos agricultores, o Lugar da Carvalhosa, em Vila Verde, torna-se o palco das celebrações em honra de Santo Isidro, num fim-de-semana em que as manifestações religiosas caminham de mãos dadas com momentos de diversão e muita animação musical.



27, 28 e 29: Festa das Colheitas de Prado
O adro da igreja paroquial da Vila de Prado pinta-se com as cores das colheitas num fim de semana de tradição, gastronomia e muita diversão. Da recriação de práticas agrícolas ancestrais aos espetáculos de música ao vivo, passando pela gastronomia, cortejo de oferendas, desfile e celebrações religiosas, não faltam atividades num cartaz rico e diversificado.


28 e 29: Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho
A ornamentação da igreja com produtos do campo que se afirmam como autênticas obras de arte é um dos maiores atrativos da iniciativa. Mas não faltam motivos para uma visita. O lugar da Igreja é palco de um programa repleto de atividades tradicionais com vários momentos, da música popular à gastronomia regional, passando pelo folclore, pela recriação de práticas ancestrais e pela feira das colheitas, entre outros.

Comentários

Mensagens populares