Rota 2019

Este ano, o evento Na Rota das Colheitas consagra a X edição. A densa e vasta programação turística-cultural permanece e proporciona a todos vilaverdenses e visitantes a oportunidade de estar por perto das tradições do mundo rural. É uma viagem pelo tempo, em que a cultura e a sabedoria ancestrais prevalecem e as gerações se cruzam. Conheça o programa completo e os números desta edição:




PROGRAMAÇÃO TURÍSTICO-CULTURAL

                     
           41 iniciativas



           26 freguesias envolvidas



           11 iniciativas gastronómicas



           10 práticas agrícolas



           6 atividades desportivas



           6 eventos culturais



           5 festas de colheitas e arraiais 



           3 feiras agrícolas

        
        
Uma emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota!

De agosto a novembro, o coração do Minho palpita a galope com dezenas de iniciativas que prometem levar os participantes numa emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota. A desfolhada do milho, a espadelada do linho, a malhada do centeio, do feijão e dos tremoços… Os trajes de época e as alfaias agrícolas, as merendas fartas e a alegria da música popular. Nenhum pormenor é deixado ao acaso, para garantir recriações fiéis que vão levar vilaverdenses e visitantes a sentir e experimentar os hábitos e costumes da cultura popular do Minho. 


Tudo isto e muito mais na décima edição da programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, ao longo de quatro meses (do início de agosto ao fim de novembro), se desdobra em dezenas de iniciativas. Os arraiais à boa moda do Minho, as festas e romarias, as iniciativas de índole gastronómica, os espetáculos musicais e a beleza das paisagens verdejantes são outros dos grandes atrativos de um programa que percorre várias freguesias do Concelho, colocando também em evidência a riqueza da cultura popular e a excelência do património natural e edificado. Inúmeros motivos para visitar Vila Verde, onde pode viver experiências únicas e inesquecíveis.

No total, são 41 iniciativas, num autêntico hino ao mundo rural, em que os sabores e saberes herdados dos antepassados são transmitidos às gerações mais jovens, perpetuando-os no tempo e nas nossas memórias, mantendo bem viva a identidade da cultura popular. Cada evento transporta consigo um pouco da genuína alma vilaverdense. Um programa vasto e alargado que atinge o apogeu na ‘Festa das Colheitas – XXVIII Feira Mostra de Produtos Regionais’. Durante cinco dias consecutivos, a sede do concelho acolhe uma mostra do melhor que Vila Verde e a região têm para oferecer, com destaque para a tradição agrícola, a música popular, a gastronomia regional e o artesanato local, entre outros.


A programação turístico-cultural ‘Na Rota das Colheitas’ é organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais, nomeadamente, Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Culturais, Agentes Turísticos, Comércio Local e diversas Instituições. Uma conjugação de esforços e vontades que se tem revelado extremamente profícua no desenvolvimento de um programa que assume já um lugar de relevo na agenda nacional, atraindo todos os anos milhares de visitantes e contribuindo de forma categórica para a valorização da cultura, a dinamização da economia e a promoção do território.









Comentários

Mensagens populares