Novembro



1 a 30: Rota das Pastelarias ‘Tardes Gulosas’

O mês de novembro é sinónimo de doçura no coração do Minho. Uma excelente oportunidade para degustar as especialidades preparadas pelas pastelarias aderentes, beneficiando dos descontos e condições especiais das ‘Tardes Gulosas’.


9 e 10: Festa do Sarrabulho - Coucieiro
A qualidade dos ingredientes aliada à experiência de mãos muito experientes na cozinha culminou numa iniciativa gastronómica de grande sucesso. O frenesim é constante na sede da Junta de Freguesia de Coucieiro, onde chegam comensais vindos de diferentes pontos do país para degustar o célebre parto da gastronomia minhota.


09 e 10: Matança da Ceba, Rojoada e Sopa de Cavalo Cansado
A freguesia da Lage recria a matança da ceba nos moldes de antigamente, cumprindo escrupulosamente as normas em vigor. O resto é tudo à moda antiga e nem faltam as sopas de cavalo cansado para revitalizar o corpo e o espírito. No dia seguinte, família e amigos juntam-se para uma rojoada.


11: Festival da Sardinha na Broa
A sardinha assada na brasa e a broa caseira dão o mote para a festa em Valbom S. Martinho. A freguesia continua a conquistar visitantes pelo estômago e a brindar a população local com uma iniciativa em que se destacam também a animação e a música popular. O evento terá lugar nas imediações da igreja local.


16: Apanha da Azeitona
A Quinta do Feijão – Sande recebe uma atividade em estreia nas andanças da Rota. A apanha da azeitona vai ser recriada nos moldes tradicionais e promete levar os participantes a sentirem o genuíno pulsar do mundo rural.


16: Jantar com Fado e Ementa Tradicional Portuguesa
O Restaurante Luena dedica esta noite ao estilo musical mais emblemático do nosso país. Os fados serão acompanhados por uma ementa inspirada na cozinha lusitana, em mais um serão de cultura e requinte, em que os sabores da gastronomia tradicional portuguesa se preparam para fazer as delícias dos participantes.


22, 23 e 24: Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde Capital do Pica no Chão’
O Pica no Chão afigura-se como o ex-líbris gastronómico da região e Vila Verde como a capital desta iguaria. Durante três dias, os restaurantes aderentes reforçam a fama da gastronomia vilaverdense e do território como local de excelência para degustar este manjar dos deuses. Para a sobremesa nada melhor que um Pudim Abade de Priscos. Às duas estrelas da gastronomia local juntam-se muitos outros pratos da cozinha minhota.


22, 23 e 24: Mostra ‘Doces e Sabores da Nossa Terra’
Os mestres pasteleiros são desafiados a apresentar e/ou reinventar as suas especialidades e prometem não deixar créditos por mãos alheias, brindando o público com propostas de fazer crescer água na boca. A iniciativa conquista olhares e paladares, já que aos sabores únicos e irresistíveis se juntam propostas muito agradáveis à vista, com uma forte presença dos ingredientes locais nas receitas.


23: Caminhada Ambiental – ‘Zona Ribeirinha Entre o Homem e o Cávado’
Nada melhor que uma caminhada de natureza para eliminar as calorias em excesso do Fim de Semana Gastronómico. Está programada uma caminhada rodeada de paisagens naturais, onde o verde é a cor predominante, que vai levar os participantes a conhecerem algumas das maravilhas do mundo rural.


24: Trilho da Nóbrega (08h30)
Um encantador percurso que promete levar os participantes à descoberta da imensa beleza natural das encostas da Nóbrega. Além de desfrutarem das magníficas paisagens, os aventureiros poderão também conhecer diversos pontos de interesse turístico e cultural, como os Moinhos, a Igreja Matriz, a Fonte do Dente de Santo, a Casa da Pequenina, os espigueiros e as cascatas.







Comentários

Mensagens populares