Condições especiais de alojamento e restauração no Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’


O Município de Vila Verde prepara-se fechar com chave de ouro a edição de 2016 da programação cultural Na Rota das Colheitas, que de agosto a novembro de desdobrou em mais de 35 iniciativas de promoção da genuína tradição minhota. De 25 a 27 de novembro, vilaverdenses e visitantes terão direito a descontos e condições especiais nas dezenas de restaurantes e unidades de alojamento que aderiram ao Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, capital do Pica no Chão’, em que o Pica no Chão, o Pudim Abade de Priscos e o Vinho Verde Regional se assumem como as estrelas mais cintilantes de uma vasta constelação onde não vão faltar as mais conhecidas e apreciadas iguarias da cozinha minhota.


O concelho prepara-se definitivamente para conquistar os visitantes pelo estômago, já que no mesmo fim de semana, decorre paralelamente a VI Mostra ‘Doces e Sabores da Nossa Terra’, que vai colocar em destaque as especialidades dos mestres pasteleiros, com descontos de 15%, no dia 27 de novembro, nas 14 pastelarias aderentes. À excelência da gastronomia juntam-se inúmeros motivos de interesse e iniciativas diversas preparadas para enriquecer o programa e a estadia dos visitantes, como referiu a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, durante a conferência de apresentação do Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, capital do Pica no Chão’, que decorreu durante a manhã de hoje (16 novembro), no Salão de Conferências dos Paços do Concelho.

Vários motivos de interesse durante o fim de semana

O Museu do Linho, O Museu de Arte Sacra das Terras de Regalados, o Museu do Brinquedo e da Brincadeira e o Espaço Namorar Portugal estarão de portas abertas para receber os visitantes, que podem ainda aproveitar para conhecer as encantadoras paisagens naturais e a riqueza do património edificado do concelho. Júlia Fernandes prosseguiu apresentando as duas atividades de natureza que vão ajudar a manter a forma física num fim de semana dedicado à gastronomia e levar os participantes a admirar os belos quadros naturais pintados pelas encostas verdejantes e pelas zonas ribeirinhas do concelho de Vila Verde. O Trilho da Nóbrega, com um percurso de 14 Kms, no dia 26 de novembro, e a Caminhada Ambiental ‘Zona Ribeirinha entre o Homem e o Cávado’, com um percurso, de 5 Kms, no dia seguinte.

Rota “faz de Vila Verde uma terra que gera atratividade”

A apenas dois fins de semana do encerramento da extensa e diversificada programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, o presidente do Município de Vila Verde não escondeu a satisfação com a qualidade das iniciativas desenvolvidas durante os quatro meses de promoção da tradição minhota e do genuíno pulsar do mundo rural. “O Fim de Semana Gastronómico encerra um ciclo de grande sucesso durante a programação Na Rota das Colheitas. Uma programação que decorreu durante 17 fins de semana consecutivos em que se falou de Vila Verde pela positiva e em que se colocou em prática uma das estratégias de desenvolvimento económico para o concelho. Uma programação que mobilizou os vilaverdenses e a maioria das instituições do concelho, que faz de Vila Verde uma terra que gera atratividade e mobiliza as pessoas, valorizando as potencialidades do território em áreas muito diversificadas”, afirmou António Vilela, acrescentando que a relevância económica da Rota se estende também ao fomento e incentivo do empreendedorismo.

“Desenvolvimento da economia e do tecido social”


O edil prosseguiu enfatizando a importância do Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, capital do Pica no Chão’ e da Rota das Colheitas na dinamização e incremento do tecido económico da região. “Consideramos que os recursos alocados à Rota correspondem a um investimento de grande retorno no desenvolvimento da economia e do tecido social, na preservação e divulgação da tradição, com múltiplos benefícios tanto de riqueza como na de emprego e novos postos de trabalho”, afirmou António Vilela, que concluiu de seguida com um agradecimento especial. “Deixo um agradecimento sentido a todos os que se envolveram nesta programação, muitos de forma totalmente voluntária, e ajudaram a enriquecer uma iniciativa valoriza o território, a valorizar as nossas tradições e perpetuá-las”, rematou.

https://www.facebook.com/pg/narotadascolheitas/photos/?tab=album&album_id=1106650526116566

Comentários

  1. GOSTAVA DE VER OS VIDEOS DAS CONCERTINAS NO PALCO SE FOR POSSÍVEL DESTE ANO 2016 OBRIGADA

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.