Arte equestre em destaque nas Feiras Novas do Pico de Regalados


Os amantes da arte equestre têm motivos de sobra para sorrir, já que estão aí à porta as famosas Feiras Novas do Pico de Regalados. Os equídeos têm-se afirmado como as estrelas maiores de uma festa que, de 28 a 30 de outubro, traz ao coração do Minho a excelência da gastronomia, a autenticidade das feiras tradicionais, a animação do folclore e a alegria dos longos convívios à boa moda minhota. Durante o próximo fim de semana, nota de destaque ainda para o Jantar Luso Galaico ‘À Mesa com Eça de Queirós’, promovido pelo Restaurante Luena, um evento em que cultura e gastronomia caminham de mãos dadas, que terá lugar no dia 29 de outubro, em plena sede de concelho. Ambas as iniciativas estão inseridas na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em mais de 30 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.

No Pico de Regalados, as Feiras Novas trazem consigo algumas novidades na bagagem. A nota de maior relevo vai para a garraiada, uma atividade em estreia que promete dinamizar e animar a tarde de sábado. O presidente da Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados Gondiães e Mós, César Cerqueira, revelou que a arte equestre e atividades relacionadas já se assumiram como os ícones de um evento que conta este ano com um passeio equestre, um espetáculo equestre, demonstrações de coudelaria e a afamada corrida de cavalos de passo travado. No entanto, nem só do gado cavalar vivem as Feiras Novas do Pico, como relembrou o autarca picoense, manifestamente satisfeito com um evento que continua a atrair inúmeros visitantes ao concelho, a valorizar a tradição, a divulgar as potencialidades locais e a promover o território. A feira tradicional, a animação do folclore e da música popular, as recriações de práticas ancestrais, os stands de artesanato e a excelência da gastronomia regional, entre muitos outros predicados, fazem da iniciativa um palco privilegiado para o convívio e a confraternização.

As hostilidades abrem já ao final da tarde da próxima sexta-feira, 29 de outubro, com a desfolhada e malhada do milho, a que se segue um magusto tradicional. Ao serão, tempo de os atores locais mostrarem todo o seu potencial no show de talentos. No sábado, as atividades começam bem cedo, com a feira franca a receber o público a partir das 08h00. O dia continua com iniciativas que vão fazer as delícias dos amantes dos equídeos, o espetáculo equestre, marcado para as 11h00, a corrida de cavalos de passo travado, que vai decorrer às 14h30, e para o final da tarde está reservada uma garraiada. A animação continua com música tradicional, às 19h00, e as rusgas depois das 21h00. No domingo, 30 de outubro, as notas de maior destaque vão para a missa campal, às 11h00, e o festival de folclore que se estende durante a tarde com vários grupos de toda a região a desfilarem em palco as danças e cantares do Minho.

No próximo sábado, 29 de outubro, a sede de concelho vai receber o Jantar Luso Galaico ‘À Mesa com Eça de Queirós’, um evento que junta a excelência da gastronomia à acutilância da cultura. O Minho e a Galiza apresentam-se como duas regiões irmãs no jantar Luso Galaico, que junta no Restaurante Luena o melhor das duas culturas. Este ano são os textos de um dos maiores da literatura portuguesa, Eça de Queirós, a dar o mote para um serão em que gastronomia e cultura se entrelaçam de forma harmoniosa.

Comentários

  1. Caso precisar de taxi para as feiras novas do Pico aqui fica o contacto
    932413151
    Taxi João Cruz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.