Mais de 70 participantes no Trilho ‘À Descoberta do Vale do Homem’


A excelência da gastronomia regional e as deslumbrantes paisagens naturais do Vale do Homem foram dois dos grandes atrativos do passado do fim-de-semana, 10 e 11 de setembro, no concelho de Vila Verde. A programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, continua a levar os participantes numa viagem à descoberta das raízes da tradição minhota e conta, até ao momento, com mais de uma dezena de iniciativas de promoção e divulgação do genuíno pulsar do mundo rural, numa epopeia que se estende de agosto a novembro.

Nas primeiras horas da manhã de domingo, 11 de setembro, mais de sete dezenas de apaixonados pela natureza concentravam-se na sede da Junta de Freguesia de Lanhas, preparados para descobrir a beleza das verdejantes paisagens naturais das freguesias de Lanhas e Sabariz. Dos velhos moinhos às novas plantações de mirtilos, passando pelas casas rurais, pelas levadas e pelos terrenos de cultivo, entre muitos outros, o Trilho ‘À Descoberta do Vale do Homem’ levou os participantes por um encantador percurso rural.

A iniciativa, organizada pela Associação de Freguesias do Vale do Homem (AFVH), conta de ano para ano com um número cada vez maior de participantes e cumpre de forma categórica o objetivo a que se propôs, a divulgação e promoção da região do Vale do Homem. A informação é avançada pelo presidente da AFVH, Paulo Jorge Fernandes, que fez um balanço extremamente positivo de um evento que “permitiu divulgar os usos e tradições locais, bem como a beleza das paisagens da nossa região”.


Os caminhantes apresentaram-se cheios de energia e não seria caso para menos, uma vez que foi fim-de-semana de Papas de Sarrabulho e Rojões à Moda do Minho no Restaurante do Alívio, que se juntou à Rota com um dos mais afamados pratos da gastronomia minhota. O sabor único destas iguarias da cozinha regional fez as delícias de vilaverdenses e visitantes, que puderam complementar a visita com uma passagem pelo célebre Santuário do Alívio, localizado nas imediações do restaurante, e com o trilho ‘À Descoberta do Vale do Homem’.

Comentários