Mais de 50 iniciativas em seis dias de tradição e cultura na Festa das Colheitas de Vila Verde


Vila Verde prepara-se para uma viagem pela história da tradição minhota, com mais de 50 iniciativas dedicadas à promoção e divulgação da cultura popular da região. Durante seis dias consecutivos, 04 a 09 de outubro, dezenas de milhares de pessoas dirigem-se ao coração do Minho para visitar a Festa das Colheitas – XXV Feira Mostra de Produtos Regionais. Para participar nas recriações de práticas agrícolas e dançar ao som da música popular, para se surpreenderem com a criatividade do artesanato e degustarem as deliciosas iguarias da cozinha regional.


A apresentação do programa da edição de 2016, que decorreu ao final da manhã de hoje, 28 de setembro, no Salão de Conferências dos Paços do Concelho, ficou a cargo da vereadora da Cultura do Município de Vila Verde. Júlia Fernandes falou de um programa rico e diversificado, com um total de 53 iniciativas distintas, acrescentando que a organização volta a esperar um número de visitantes na ordem das dezenas de milhar. Além das 34 entidades que se associam ao Município na organização do certame, há ainda largas dezenas de instituições que colaboram de forma indireta. “Há uma grande envolvência da população e contamos, direta e indiretamente, com o apoio de mais de uma centena de parceiros. Esta programação fica muito mais rica com o seu trabalho e dedicação”, elogiou a vereadora da Cultura.

Música, tradição e muita animação

Júlia Fernandes prosseguiu destacando a imponência dos espetáculos musicais, que voltam a contar com nomes sonantes do panorama musical e uma diversidade enorme de estilos. Da clássica ao pop, passando pelo folclore, pelo rock e pela música popular, há concertos para todos os gostos. Nota de particular destaque também para as autênticas e genuínas recriações de práticas agrícolas ancestrais, em que os trajes de outrora, as alfaias tradicionais e os costumes antigos prometem transportar o público para outra era. “Para os mais velhos é um reavivar de memórias e recordar as tradições da infância. Para os mais novos são atividades de índole pedagógica, para que possam ter a perceção das lides do campo e participar nas iniciativas, que decorrem num horário familiar. São sempre às 21h00, para que todos possam estar envolvidos”, afirmou a vereadora da Cultura.

De Vila Verde para todo o mundo

Nota de particular relevo também para algumas das mais emblemáticas atividades da XXV Feira Mostra de Produtos Regionais. A Festa do Caurdo, com mais de 20 variedades produzidas pelos grupos folclóricos locais, a Feira Tradicional ‘Reviver o Passado’, onde se comercializam produtos locais de grande qualidade, os concursos das Colheitas (broa, mel, marmelada, artesanato e pecuário), o Festival Gastronómico, com os mais afamados pratos da gastronomia minhota, o artesanato (que atrai artesãos de todo o país e da vizinha Espanha), a Corrida a Cavalo, a Festa do Cogumelo, os encontros nacionais de tocadores de cavaquinho e de tocadores de concertina, entre muitos outros. Destaque ainda para a grande envolvência das escolas, com ateliers e workshops diversos, e para uma das novidades da edição deste ano, o concurso Rainha das Colheitas. A TVI também está de regresso a Vila Verde no dia 09 de outubro, com uma emissão de seis horas em direto para todo o mundo.

Um investimento que dinamiza a economia e impulsiona a cultura

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, também marcou presença na sessão. O edil não escondeu a satisfação pelo crescimento exponencial da Festa das Colheitas ao longo dos seus 25 anos de história, afirmando-se na atualidade como um grande motor do turismo vilaverdense e um foco de atração de turistas. Um investimento que traz um retorno considerável para os vilaverdenses. “O concelho está mais rico com esta dinâmica, não só na altura da festa propriamente dita, mas também numa perspetiva de médio prazo, através da criação de uma dinâmica impressionante. O programa tem um impacto muito positivo na economia do concelho e na promoção de um território que quer conquistar o progresso através da valorização do sua herança cultural”, referiu, acrescentando que “este cartaz é um fator de grande atratividade para o turismo, há muitas pessoas de fora do concelho que agendam as suas férias para esta altura para poderem participar na Festa das Colheitas”.

Agricultura é fator de crescimento económico


António Vilela aproveitou também para sublinhar a evolução das novas práticas agrícolas do concelho, que também são valorizadas através da Rota e da Festa das Colheitas, e o seu peso na balança económica vilaverdense. “A agricultura assume-se de forma cada vez mais categórica como fator de crescimento económico do concelho de Vila Verde. Tem gerado um volume considerável de receita quer pela venda direta dos produtos, grande parte para exportação, quer pela transformação dos produtos. A Rota e Festa das Colheitas dão importância a esta nova dinâmica agrícola e acompanham a sua evolução”, referiu. O presidente do Município destacou ainda a relevância e excelência do setor gastronómico, que contribui de forma decisiva para atrair visitantes e promover o concelho fora de portas.  


https://www.facebook.com/narotadascolheitas/photos/?tab=album&album_id=1057816477666638

Comentários