Sucesso da festa do Caldo do Pote traz tradição para o quotidiano



Cozinhar em potes de ferro sob lume de lenha  tem sido uma tradição recuperada e replicada quotidianamente em Sabariz. Muitas crianças passaram a gostar de sopa depois de provarem caldo do pote e adultos a comer legumes aos cais antes 'torciam antes o nariz'. São efeitos de um dos eventos mais carismáticos de Na Rota das Colheitas, que a mais pequena freguesia de Vila Verde recupera: a Festa do Caldo do Pote.

A grande adesão popular, constatada nas três anteriores edições, à Festa do Caldo do Pote, tem servido de estímulo à recuperação da tradição de cozinhar nos potes de ferro e com lume a lenha.
 
São já muitas as casas onde as famílias recuperaram os seus antigos potes e voltaram a fazer, não só caldos, como outras especialidades, como o cozido à portuguesa – como os familiares mais antigos lhes ensinaram.

“Não há dúvida que o caldo feito no pote, com o lume a lenha, tem outro sabor, é único”, assegura o presidente da Associação Popular de Sabariz, Dominique Abreu. O sabor tem sido apreciado por pessoas de diferentes estratos sociais, das mais diversas origens e de todas as idades, com especial ênfase para os jovens.

"Nesta festa, graças aos caldos que aqui comeram e viram a fazer, já registamos muitos casos de crianças e jovens que ficaram a gostar das sopas que tanto teimam em recusar em casa. E também casos de adultos que passaram a gostar de determinados legumes e caldos, como os nabos e as nabiças", revelou o líder associativo, determinado em manter a linha tradicional e campestre do Caldo do Pote de Sabariz.


Texto da organização da Festa do Caldo do Pote

Comentários